/
/
/
XXI SEMANA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA 2025

Notícias

XXI SEMANA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA 2025

Apresentamos aqui a XXI Semana Filosófico-Teológica 2025 que será realizada de 15 a 19 de setembro, a partir das 19h, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina, será um evento gratuito com emissão de Certificado de Participação. Nesta perspectiva, expomos mais detalhadamente o contexto, as temáticas específicas que serão pauta em cada dia do evento e os conferencistas que partilharão sobre os mesmos. Faça a sua inscrição clicando aqui.

 

Ementa

No atual cenário social, há uma crescente fuga das questões humanas acerca da sua identidade, origem e finalidade. Percebe-se constante busca pelo consumo, prazer e posse, de tal maneira que o estilo de vida é marcado pela máxima da produtividade, segundo a qual cada ser humano vale por aquilo que produz. Em busca por corresponder a essa exigência do tempo, o ativismo ideológico, hedonismo e pragmatismo passam a ser as bases axiológicas do agir cotidiano de cada pessoa. Contudo, essas correntes de pensamento demonstram-se incapazes de responder ao anseio por sentido inerente a cada coração humano. As consequências disso tem sido uma sociedade cansada, ansiosa, desesperada e que se questiona sobre a esperança. Superar esse desafio tem se apresentado como uma necessidade mais que vital — é uma exigência espiritual. Por isso, propõe-se, através da Semana Filosófico-teológica, a conceituação da esperança sob as óticas da fé e da razão com ênfase na sua dimensão escatológica. Portanto, a novidade da esperança cristã do Reino de Deus emerge como fonte de motivação e sentido da vida diante dos desafios da humanidade.

15 set 2025 – Tema: Fome espiritual com o Prof. Dr. Rodrigo de Abreu Oliveira

A crise pedagógica contemporânea decorre da perda da interioridade e da desconexão com a transcendência. Ao ignorar a dimensão espiritual, a educação moderna compromete sua missão mais nobre: formar o ser humano em sua totalidade. A tradição via o mestre como guia rumo ao bem, à verdade e ao divino. Hoje, a escola falha em nutrir a alma, afastando-se do ideal de sabedoria. Superar essa crise exige resgatar a vida interior como núcleo formativo e abrir espaço para a transcendência — caminho que conduz à luz interior e à plenitude do ser, refletindo a imagem de Deus.

16 set 2025 – Tema: Esperando com Esperança com o Prof. Dr. Dom Lindomar Rocha Mota

Esperar com esperança é acrescentar um elemento novo ao desenrolar do tempo. O presente, a única porta de acesso que dispomos para adentrar o futuro, pode se tornar demasiadamente pesada e exigente, fazendo com que a cultura atual se desvencilhe dele. Entretanto, um futuro que se desprende do presente é ilusão e sonho. A filosofia tem uma relação complicada com a esperança desde suas origens, concentrando suas expectativas na repetição dos processos. A teologia, por outro lado, desde suas fundações neotestamentárias, concebeu a Esperança como uma virtude, e mais tarde a elevou à condição de virtude teologal, modelando uma compreensão nova de sua função para o mundo e para nós.

17 set 2025 – Tema: Kierkegaard e a compreensão existencial da esperança com o Prof. Dr. Pe. Júlio César Morais

Kierkegaard é o iniciador do pensamento existencial. Ele filosofa a partir da própria vida. A sua, como toda vida concreta, é uma corda estendida entre o desespero e a esperança. O desespero é não querer ser si mesmo; a esperança é “paixão por aquilo que é possível”. Através de acenos a biografia e aos escritos kierkegaardianos tatearemos o sentido existencial da esperança.

18 set 2025 – Tema: Lex sperandilex credendi: a esperança como tema teológico com Prof. Dr. Mons. Luiz Antônio Reis Costa

Uma das dimensões fundamentais da identidade cristã é a esperança escatológica. Tal esperança possui um caráter tão marcante e decisivo que sem ela o cristianismo se desfiguraria. Nesta conferência abordaremos alguns aspectos da esperança vista a partir de uma perspectiva teológica.

19 set 2025 – Tema: A centralidade da esperança no pontificado do Papa Francisco com a Prof. Dr.ª Irmã Rosana Araújo Viveiros

A partir de um olhar geral sobre o pontificado do Papa Francisco, consideraremos como ele nos apresentou a esperança cristã como motor ativo que impulsiona a humanidade a descobrir o seu sentido, que desemboca em sua transformação existencial em todos os seus níveis. Isto nos proporciona a acolhida da esperança que, num sentido bíblico, é dom de Deus, que interpela nossa resposta envolvendo-nos de forma responsável na vivência desse dom. Podemos interpretar que para o Papa Francisco, a esperança é um desdobramento da fé no Deus da vida, que se manifesta na solidariedade, na qual ninguém é excluso nem marginalizado da “Casa Comum”. Certos de que a esperança não nos decepciona (Rm 5,5), a nossa reflexão propõe um olhar inspirador e desafiador sobre como cultivar e viver a esperança num mundo marcado por crises, conflitos e incertezas.

Reiteramos que será emitido Certificado de Participação, portanto, não deixe de fazer sua inscrição clicando aqui e venha somar conosco nessa rica reflexão.

 

Compartilhar:

NOTÍCIAS