Durante toda esta semana, tivemos a alegria de receber em nosso seminário arquidiocesano o Frei Júlio Cézar Borges do Amaral, OFMCap, frade capuchinho e pesquisador do clero mineiro dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI. Seu estudo se dedica a investigar a vida dos sacerdotes: onde foram formados, as paróquias onde atuaram e as contribuições que deixaram ao longo de seu ministério.
A pesquisa do Frei Júlio se destaca pela abrangência, contemplando inúmeros padres de diferentes regiões, especialmente aqueles que passaram por nosso seminário. Como gesto generoso, ele nos presenteou com parte desse trabalho, enriquecendo ainda mais nosso acervo. O material contém registros valiosos de sacerdotes que estudaram em nossa instituição e exerceram seu ministério em nossa arquidiocese.
A história é um bem precioso e uma grande mestra. Por meio da pesquisa do Frei Júlio, podemos compreender melhor o perfil do clero de nossa diocese em tempos passados e como esses padres contribuíram para a construção do Reino de Deus em nossa região.
Expressamos nossa imensa gratidão ao Frei Júlio Cézar por sua dedicação e generosidade ao compartilhar conosco um estudo tão raro e valioso. Que Deus o abençoe e recompense por seu esforço em preservar e difundir a memória de nossa Igreja.
Confira, nas fotos abaixo, um pouco do trabalho do Frei Júlio, que agora faz parte do nosso acervo.