O que é a etapa do Discipulado?
O Discipulado é a primeira etapa da formação do Seminário Maior. Neste tempo, o formando é convidado a se fazer um discípulo do Mestre, ouvindo com atenção sua Palavra e praticando-a com generosidade. Os seminaristas do discipulado estudam Filosofia e convivem em comunidade para abrir os horizontes de pensamento e de ação. Aprendendo a seguir os passos do Mestre, o seminarista vai se formando para um amadurecimento da liberdade interior e da decisão de vida.
O que é a etapa da Configuração?
A configuração compreende a etapa da conformação do seminarista à pessoa de Cristo. Nesta etapa, o formando expressa seu verdadeiro compromisso de estar unido a Cristo no modo de pensar, sentir e se posicionar, testemunhando às pessoas sua decisão. É neste tempo que se estuda Teologia e se intensifica a exigência e a necessidade de iniciativas claras que revelam o compromisso do seminarista de deixar-se configurar a Cristo, Pastor e Servo.
O que é o período de Síntese?
Neste período, o seminarista que conclui a fase da Configuração é convidado a fazer uma experiência mais intensa da vida pastoral. Para isso, ao deixar o Seminário, passa a viver numa paróquia ou numa missão específica, tendo contato mais próximo com a vida dos paroquianos e do padre. Essa fase é importante no processo de formação, pois aqui o seminarista se prepara pelo estágio e pela pastoral para a recepção da Ordenação Diaconal. É no contato mais próximo do povo de Deus, que faz sua “síntese” de toda a formação, se aproximando cada vez mais do Coração do Bom Pastor.