Nos dias 16 e 17 de agosto, nosso Seminário realizou a tradicional peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Felixlândia. Participamos do 63º Jubileu em honra à Mãe da Piedade, vivendo dias intensos de oração, em que pudemos estar aos pés de Nossa Senhora, rezar pelas nossas famílias, pedir sabedoria para o discernimento vocacional e renovar as forças para a caminhada do semestre.
O Jubileu é uma festa que acontece há mais de sessenta anos, reunindo, anualmente, milhares de fiéis de Felixlândia e de diversas cidades que peregrinam até a Casa da Mãe da Piedade. O jubielu acolhe pessoas de vários lugares, que chegam de diferentes formas: caravanas em ônibus, romarias a pé vindas de cidades como Curvelo, Sete Lagoas, entre outras.
Neste Ano Jubilar Ordinário da Esperança, que toda a Igreja universal celebra, a peregrinação ao Santuário ganha ainda mais significado. Com o tema “No colo da Mãe da Piedade, a dor se transforma em esperança”, fomos motivados a levar nossas dores e dificuldades e depositá-las no colo da Mãe, certos de que seríamos acolhidos e fortalecidos por sua intercessão.
O Jubileu contou com duas celebrações muito marcantes. A primeira foi a Missa das 10h do domingo, momento em que o andor de Nossa Senhora da Piedade é apresentado e, posteriormente, conduzido em procissão durante a Missa da tarde. É uma celebração carregada de emoção, especialmente para a comunidade local, que se comove ao ver a imagem passar pelo corredor central. Antigamente, era nesta celebração que a imagem original era descida do trono no Santuário; Contudo, para garantir a conservação da imagem, atualmente é utilizada em procissão uma réplica.
A segunda celebração de destaque foi a Missa de Encerramento do Jubileu, à tarde, ainda mais marcante por reunir milhares de fiéis em ação de graças pelas bênçãos recebidas por intercessão da Mãe da Piedade. Após a celebração, a procissão percorreu as ruas da cidade, levando o andor de Nossa Senhora, acompanhado por uma multidão de fiéis que rezavam, bendiziam a Mãe de Deus e cumpriam suas promessas pelas graças alcançadas.
Durante a estadia em Felixlândia, tivemos a graça de participar das demais celebrações, rezar junto com os peregrinos e vivenciar a fé da comunidade. Somos profundamente gratos ao Santuário da Piedade, que todos os anos nos acolhe neste Jubileu, e às famílias da cidade, que com generosidade e carinho nos recebem em suas casas, tornando esta experiência ainda mais rica de fé e fraternidade.
Confira alguns registros desse santo jubileu: