O que é a ordem do diaconato? (Permanente e Transitório)
O diácono é o homem consagrado para o serviço. Na Igreja, o diaconato constitui o primeiro grau da Ordem. Seu serviço é consagrado para auxiliar o bispo e os presbíteros na caridade, no anúncio da Palavra e em alguns sacramentos. Chamamos de “diácono transitório” aquele que recebeu essa ordem e a exercerá durante um tempo até ser ordenado presbítero. Os que chamamos de “diáconos permanentes” são constituídos assim durante toda a vida, podendo inclusive, ser homens casados e pais de família.
O que é a ordem do presbiterato?
Os presbíteros são os colaboradores mais próximos dos bispos, consagrados ao ministério pastoral pelo segundo grau do Sacramento da Ordem. Os padres são consagrados para exercer o ministério pastoral de modo particular na administração dos sacramentos, na pregação da Palavra e na administração eclesial. O homem destinado a este serviço é um ícone do Cristo Sacerdote e Pastor, ungido com a força do Espírito Santo para agir na pessoa de Cristo no serviço dos membros da Igreja em uma localidade específica (paróquia) ou em alguma circunscrição pastoral específica, colaborando com o ministério do bispo.
O que é a ordem do Episcopado?
Aqueles que participam desta ordem são os bispos, sucessores do ministério dos apóstolos, a quem Jesus Cristo enviou pelo mundo para anunciar o Evangelho. Os bispos, como continuadores da missão apostólica, são os chefes das igrejas locais, ou seja, das dioceses em todo o mundo, sendo ele o primeiro responsável pela porção do povo de Deus presente num território específico. Durante a celebração do Terceiro grau da Ordem, o presbítero que se torna bispo é consagrado a Deus no tríplice múnus de ensinar, governar e santificar o povo de Deus. Portanto, o bispo se torna o ponto de unidade dos fiéis de uma localidade e imagem do Cristo Bom Pastor.