Compreendendo que “a Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária” (Ad Gentes, 2), o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) configura-se como uma organização dentro dos Seminários responsável por incutir nas casas de formação presbiteral a consciência missionária. Para tanto, os seminaristas membros do COMISE possuem a missão de sensibilizar, motivar, animar, fomentar, organizar e refletir sobre a importância da vida missionária na vida cristã, de modo especial no ministério presbiteral.
A ação do COMISE não é restrita, mas abrangente a todos os seminaristas. Também tal organismo conta com o apoio de outros COMISEs (provincial, regional, nacional), bem como da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), das POM (Pontifícias Obras Missionárias) e outros órgãos católicos.
Em nosso Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, situado em Diamantina, a animação missionária se dá graças ao COMISEs de Diamantina e de Guanhães que, em trabalho conjunto, se esforçam para propor reflexões e ações missionárias dentro e fora do Seminário, sempre tendo como objetivo principal a participação de todos na Missão de Cristo, que chama e envia.
Os trabalhos de 2022 visam: iniciar acompanhamento missionário aos novos seminaristas e continuar o aprofundamento com os seminaristas veteranos; evangelizar pelas mídias sociais em unidade com a Pascom; mostrar a união entre chamado e missão por meio do trabalho conjunto com a Pastoral Vocacional; auxiliar nos trabalhos de animação missionária nos trabalhos sociais/pastorais dos seminaristas; definir e organizar a ação missionária na Arquidiocese dentro do Ano Jubilar Missionário, bem como estudar a possibilidade de experiências missionárias fora da circunscrição arquidiocesana; realizar eventos dentro dos projetos articulados pelo COMISE Provincial de Diamantina; rever passos e definir ações para os próximos anos, que serão sistematizados em um Projeto Missionário.