/
/
Coração de Jesus: Amor por Amor

Coração de Jesus: Amor por Amor

Por Samuel Moulinari:

Em sua segunda grande manifestação à Santa Margarida Maria, Jesus se declara: “Tenho sede, mas uma sede tão ardente de ser amado pelos homens no Santíssimo Sacramento, que esta sede me consome; e não encontro ninguém que se esforce, segundo o meu desejo, por saciar a minha sede, retribuindo um pouco do meu amor”. Diante dessa revelação, o Papa Francisco, na Encíclica Dilexit Nos, ensina que Jesus nos comunica essa sede de ser amado, mostrando-nos, assim, que Ele não permanece indiferente à nossa resposta diante do seu amor.

Nesse sentido, deveria nos interpelar o convite do Cristo que nos ama e deseja o nosso amor: “será que estou me esforçando para amar e deixar-me ser amado pelo Sagrado Coração de Jesus?”. À luz das Sagradas Escrituras, compreendemos que a forma mais autêntica de corresponder ao amor de Cristo é amar os irmãos: “Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 Jo 4,20).

Quando suplicamos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, pedimos que o nosso próprio coração não se endureça e que não sejamos indiferentes aos irmãos. Desejamos que ele se torne como o de Cristo: manso e humilde. Muitas vezes acontece de perdermos a paciência com os outros, que é algo próprio da fragilidade humana, mas permanecer nesse estado é o que nos afasta do próximo e de Deus. O amor aos irmãos não surge simplesmente como resultado dos nossos esforços humanos, mas exige que o nosso coração egoísta seja transformado. Só então, numa súplica que brota do interior, nasce espontaneamente o clamor: “Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Portanto, pode-se dizer que o Coração de Jesus continua a arder de amor por cada um de nós, chamando-nos a entrar na intimidade desse amor que tudo cura e tudo renova. Ele deseja transformar o nosso coração frio e indiferente em um coração semelhante ao seu, sensível às dores e alegrias dos irmãos. Unidos ao Imaculado Coração de Maria, aprendamos a amar com ternura, a oferecer reparação pelas ofensas feitas ao Senhor e a deixar que Ele viva e ame em nós.

Referências Bibliográficas:

FRANCISCO, Papa. Dilexit Nos – Carta encíclica sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo. Cidade do Vaticano, 24 out. 2024. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/20241024-enciclica dilexit-nos.html. Acesso em: 20/10/2025.

Autor: Samuel Moulinari Silva Mendes – Propedêutico

Compartilhar: