No último dia 16 de outubro, festa de Santa Margarida Maria Alacoque, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, a confraria de Diamantina teve a alegria de receber mais 14 membros, que se alistaram para honrar e guardar o Divino Coração. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina. Na homilia, o arcebispo destacou a vida de Santa Margarida como exemplo de profunda intimidade com o Coração de Jesus e lembrou as 12 promessas recebidas por ela. Destacou também que o verdadeiro devoto é aquele que segue os passos do Mestre, agindo segundo o seu Coração. Após a homilia, os membros receberam a imposição da insígnia da Guarda de Honra e seus nomes foram inscritos no Quadrante da Arquiconfraria, presente no presbitério da Basílica.
O que é a Guarda de Honra?
A Guarda de Honra é uma confraria de fiéis fundada em 1863 por inspiração da Irmã Maria do Sagrado Coração Bernaud, monja da Ordem da Visitação de Santa Maria. A confraria foi erigida pelo Papa Leão XIII no Mosteiro da Visitação, em Bourg (França).
A associação tem como vivência própria a espiritualidade que brota do Sagrado Coração de Jesus. Aqueles que ingressam na Guarda de Honra assumem o compromisso especial de honrar o Coração de Jesus transpassado pela lança. Portanto, a confraria tem por fim prestar ao Divino Coração um culto perpétuo de glória, de amor e de reparação.
Para que esse objetivo seja alcançado, a arquiconfraria adota alguns meios. Entre eles, destaca-se a Hora de Guarda diária, principal prática devocional dos guardas de honra, que consiste em oferecer os trabalhos, sentimentos, disposições e acontecimentos da hora escolhida em reparação ao Coração do Senhor.
É a Hora de Guarda (ou Hora de Presença) o exercício fundamental da associação. Consiste em uma hora do dia (das 6h às 18h) escolhida pelo próprio associado no ato da sua admissão. Durante esse tempo, sem alterar em nada as suas ocupações cotidianas, o membro se conserva em união com o Coração de Jesus. Assim, oferece ao Senhor todos os seus pensamentos, palavras, ações e sofrimentos em união com o desejo que sente de consolar o seu Coração adorável por meio de um amor generoso e constante para com Ele e com os irmãos.
A Guarda de Honra atualmente está presente em diversos países. No Brasil, existem vários centros da associação filiados ao Centro Nacional, situado no Seminário Provincial do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina (MG). Desde o ano de 2023, cerca de 180 novos membros se somaram aos diversos guardas de honra já registrados em Diamantina. Entre eles estão padres, seminaristas e leigos. Assim, a confraria segue crescendo e espalhando a missão de glorificar, amar e reparar o Coração de Jesus.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: guardadehonraspscj@gmail.com.
Veja alguns registros da celebração de admissão dos novos membros abaixo: