Por Ricardo Dias
Na última quinta-feira, 20 de março, nosso Seminário se alegrou por receber a ilustre visita de Dom Raymundo Cardeal Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida. Em visita a Diamantina, o cardeal reservou um momento para estar com os seminaristas partilhando um pouco de sua trajetória e sabedoria.
Ao chegar, Sua Eminência foi recepcionada pelo magnífico reitor do Seminário, Padre Darlan Aparecido de Fátima Lima, bem como por todos os seminaristas. Após a acolhida, Dom Raymundo percorreu as dependências do sesquicentenário Seminário conhecendo um pouco de sua história e beleza. Logo depois, dirigindo-se ao salão de convenções, o cardeal proferiu uma conferência.
Em sua fala, Dom Raymundo expôs um pouco de sua história vocacional e trajetória pastoral. Natural de Capela Nova, Minas Gerais, ingressou aos dez anos no Juvenato São José dos irmãos Maristas em Mendes, Rio de Janeiro. Posteriormente optou por prosseguir seus estudos no Seminário de Mariana, onde ingressou e concluiu o curso de filosofia.
Ao fim dessa etapa foi chamado a compor a recém-criada arquidiocese de Brasília. O então seminarista abraçou de boa vontade o chamado e assim foi transferido para a nova arquidiocese. Por determinação do arcebispo de Brasília, Dom José Newton Baptista, foi enviado a Roma, onde prosseguiu seus estudos em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Durante esse período, acompanhou o desenrolar do Concílio Vaticano II testemunhando o reflorescimento teológico e pastoral da época.
Retornando ao Brasil em 1968, recebeu as sagradas ordens, iniciando seu ministério junto à arquidiocese de Brasília. Nesse período se destacam os trabalhos realizados como reitor do seminário.
Em 1986 é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília. Como bispo, Dom Raymundo desenvolveu um notável trabalho pastoral. Em 1991 foi eleito secretário geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Enquanto secretário geral, o cardeal teve participação fundamental na organização da IV conferência do CELAM realizada em São Domingos. Posteriormente, também foi eleito por dois mandatos secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde também exerceu o cargo de presidente em 2011.
Dom Raymundo assumiu a cátedra da arquidiocese de Aparecida em 2004. Em seu governo, destaca-se o papel como organizador da V conferência geral do episcopado latino-americano, realizado em Aparecida. Em seu depoimento, o cardeal destacou ainda o aspecto espiritual da manifestação de Nossa Senhora Aparecida: “No encontro da imagem de Aparecida, dois aspectos se fazem presentes: a esperança manifesta pelo milagre e a alegria decorrente deste.”
Encerrando sua colocação, o cardeal Damasceno exortou os presentes a sempre se colocarem à disposição do serviço apostólico. Segundo o cardeal, o serviço de Cristo deve ser guiado pelo seguinte princípio: “Nada procurar, nada recusar”. De sua partilha, cada seminarista colhe um testemunho de fé inabalável e serviço incansável por Cristo e sua Igreja.
A seguir, veja algumas imagens: