Na noite de ontem, em nossa capela, os seminaristas do segundo ano da Configuração – Darlan Luciano, Leonardo Xavier, Natanael Moreira e Yuri Alex – foram admitidos às ordens sacras. A admissão às ordens sacras manifesta o desejo dos seminaristas de se dedicarem ao sacerdócio. Esse rito consiste em um pedido formal dos seminaristas ao arcebispo diocesano, no qual eles expressam publicamente sua intenção de doar a vida ao serviço sacerdotal, representando um passo importante na caminhada de discernimento vocacional.
Na mesma celebração, os seminaristas do quarto ano da Configuração – Álvaro Vitor, Daniel Cruz, Gesley Júnio, Lucas Gomes, Pedro Lucas e Valdinei Castro – também avançaram em seu discernimento vocacional ao receberem o ministério do Leitor, ou leitorado. O leitorado é uma das chamadas ordens menores, conferida a seminaristas ou leigos, que os habilita a proclamar a Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas e reforça sua missão como anunciadores do Evangelho. Aqueles que recebem esse ministério têm a missão de auxiliar na Liturgia da Palavra. Esse rito representa mais um passo na caminhada vocacional dos seminaristas, reafirmando seu compromisso e propósito de assumir o sacerdócio.
A celebração foi presidida por nosso arcebispo, Dom Darci José, e concelebrada pelos padres que compõem a equipe formativa, além do Pe. José Sebastião, pároco da Paróquia do Divino Pai Eterno, em Diamantina, e do Pe. Nivaldo Fátima, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Datas. Também participaram alguns familiares e leigos amigos dos seminaristas, compartilhando esse momento tão especial.
Em sua homilia, Dom Darci ressaltou a importância da beleza do templo litúrgico, como local de oração, destacando como elementos como o altar, o sacrário e as imagens sagradas contribuem para um momento de oração mais profundo e íntimo com Deus. Dirigindo-se aos seminaristas, enfatizou que o ministério recebido deve ser utilizado no serviço ao Reino de Deus e como esses pequenos compromissos assumidos agora os preparam para maiores desafios vindouros e para o ministério que eles têm em vista assumir.
A celebração também marcou a reinauguração da capela do seminário, que agora conta com um presbitério renovado, incluindo um retábulo e uma mesa do altar em estilo neogótico. A capela é um espaço privilegiado no seminário, pois é ali que os seminaristas encontram forças para vencer os desafios da caminhada vocacional e têm a oportunidade de um encontro pessoal com Deus por meio da oração.
Rezemos por todos os seminaristas, especialmente por aqueles que foram admitidos às ordens sacras e pelos que receberam o ministério do leitorado, para que possam permanecer perseverantes no caminho do discernimento vocacional. Que sua dedicação inspire toda a comunidade a apoiar e rezar por novas vocações, fortalecendo, assim, a missão da Igreja.
Confira algumas fotos dessa celebração tão especial: