No último fim de semana, aconteceu em nosso Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, o III Encontro Vocacional desse ano. Com o tema ‘Sobe a montanha comigo’ inspirado na passagem bíblica de Lc 9, 28, a Pastoral Vocacional propôs aos jovens que vivenciassem o encontro como um tempo de graça em suas vidas, acolhendo em seus corações o chamado que Deus os faz.
Através da Oração das Horas, da Adoração ao Santíssimo Sacramento, da Lectio Divina e dos momentos de formação, cada jovem teve a oportunidade de se encontrar com Deus. Afinal de contas, a intimidade com Deus é a melhor maneira de fazer um bom discernimento vocacional. Quem recorda essa verdade é o próprio Papa Francisco ao ensinar que “as vocações nascem da oração, e só na oração podem crescer e dar frutos”.
De maneira incisiva, os momentos formativos foram propícios para reflexões acerca da saúde psíquica e mental dos vocacionados. Chamados por Deus, eles só poderão corresponder com generosidade à vocação, na integralidade de vida. Em tempos de crises humanas, que desenvolvem no jovem diversos problemas e dificuldades como a depressão e a ansiedade, não se pode desconsiderar que todo vocacionado também precisa lidar com suas fragilidades.
Os jovens vocacionados foram incentivados a encarar o medo e a insegurança como uma parte natural do processo de resposta à vontade de Deus. Inspirados pela passagem em que Jesus anda sobre as águas em meio a uma tempestade que assolava o barco de seus discípulos (Mt 14, 22-36), cada vocacionado foi interpelado a crescer na fé e confiança em Deus.
A prece da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Diamantina é para que Deus conceda santos e dignos pastores para conduzirem o seu povo.