Nessa segunda-feira, 05/08/2024, a igreja celebrou a memória da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Nessa ocasião, ocorreu a Santa Missa com admissão às ordens sacras, conferidas aos seminaristas: Álvaro Vitor, Daniel Cruz, Gesley Júnio, Pedro Lucas, Valdinei Castro e Lucas Gomes. Além disso, foram instituídos como acólitos: Igor Neves, Pedro Augusto, Matheus Felipe, Tales Eduardo e Vinícius Macedo. Celebrada pelo Excelentíssimo Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli C.Ss.R., a Eucaristia foi marcada de emoção e motivação missionária.
Em sua homilia, Dom Darci encorajou os jovens a serem defensores da verdade e os incentivou a serem fiéis anunciadores do Evangelho. Em seguida, tomando o rito, proferiu as orações próprias da admissão às ordens sacras e instituição dos acólitos.
Dentro do rito, a entrega da patena com a hóstia marca o tom da celebração e simboliza a missão dos novos acólitos. Ao fazer a entrega, o arcebispo diz: “Recebe este vaso com o pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja.”
Esses respectivos ritos representam um passo concreto na formação dos jovens seminaristas e em seu discernimento vocacional. Assim, ao receber as chamadas ordens menores, o seminarista manifesta o seu desejo de receber posteriormente o diaconato e presbiterato. A esse desejo, a Igreja responde, por meio da bênção do arcebispo, que diz: “Ouvi, Senhor, as nossas súplicas, e abençoai com o amor paterno este vosso filho que deseja dedicar-se a vós e servir ao vosso povo no ministério sagrado, a fim de que persevere em sua vocação e, unindo-se ao Cristo sacerdote com sincero amor, possa receber dignamente a missão apostólica. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Dessa forma, rezemos pela perseverança daqueles que desejam se consagrar a Cristo e à sua Igreja. Que nesse mês dedicado às vocações, possamos pedir uma vez mais: “Que o Senhor nos dê padres numerosos e santos! Tantos que nos bastem, tão santos que sejam dignos do altar!”